Por que é importante e como saber a diferença

Quitoplan

Você já se viu parado na frente de uma prateleira de loja, pegando uma garrafa após garrafa de vitaminas “naturais” e virando-as para ler o rótulo? Se a resposta for sim, você já deve saber que muitas das chamadas vitaminas naturais realmente usam quantidades significativas de ingredientes sintéticos em suas fórmulas.

Como isso acontece, e isso importa? Vamos mergulhar nessas respostas hoje – além de como identificar as coisas sintéticas e as formas naturais que você deve procurar – e, em um post de acompanhamento, explicarei o que eu uso e por quê.

Então, qual é a diferença entre vitaminas naturais e sintéticas?

Natural pode significar muitas coisas dependendo de quem você pergunta, mas, para os propósitos deste artigo, definiremos as coisas da seguinte maneira:

Suplementos naturais, biodisponíveis – Derivado de alimentos integrais como a acerola cherry, esses suplementos contêm uma variedade de fitonutrientes que trabalham juntos para apoiar a vitalidade de maneiras que ainda estamos descobrindo. Eles podem estar em forma de cápsula ou pílula (secas, ervas moídas, por exemplo) ou uma forma líquida, como extratos de tintura de ervas.

Suplementos sintéticos com baixa biodisponibilidade – Geralmente feitos em laboratório, esses suplementos são tipicamente nutrientes isolados. Eles tendem a ser quimicamente idênticos aos seus equivalentes naturais, mas não molecularmente. Se já faz algum tempo desde que você pegou um livro de química, quando algo é quimicamente idêntico, ele tem todos os mesmos ingredientes, e quando algo é molecularmente idêntico, tem todos os ingredientes dispostos exatamente no mesmo padrão.

Suplementos fabricados (alguns diriam sintéticos) com alta biodisponibilidade – Nesta categoria existem dois tipos de suplementos: aqueles que foram criados em laboratório e aqueles que foram refinados a partir de ingredientes naturais em nutrientes isolados. A coisa importante para saber sobre eles é que eles são quimicamente e molecularmente idênticos ao modo como são encontrados na natureza.

Em outras palavras, embora eles não sejam "naturais" no sentido de que foram fabricados ou processados ​​a ponto de não se assemelharem à origem de toda a comida, eles usam a forma natural e idealmente biodisponível do nutriente.

4 preocupações com suplementos sintéticos

Infelizmente, só porque uma vitamina sintética é quimicamente (e mesmo molecularmente) idêntica à forma natural, não significa automaticamente que terá o mesmo efeito. Dois hormônios – ocitocina e pitocina (ocitocina sintética) – são idênticos, mas têm efeitos diferentes no organismo.

O mesmo pode ser dito para alguns suplementos sintéticos. Aqui está o porquê:

1. Eles não usam "receitas secretas" da natureza

Digamos que sua amiga faça bolos de cenoura incríveis e passe pela porta com uma bela lata de fermento nas mãos. Sua boca já está molhando no momento em que ela levanta a tampa para revelar. . . cenouras, ovos, bicarbonato de sódio e todos os outros ingredientes que entram em sua receita. Todos os ingredientes certos estão lá, mas eles não estão em uma forma que você ou eu reconheceríamos como bolo de cenoura.

As mesmas coisas podem acontecer com certos nutrientes sintéticos. Assim como reconhecemos imediatamente o bolo de cenoura quando todos os ingredientes são montados da maneira certa, nossos corpos reconhecem os nutrientes quando eles estão estruturados de uma maneira específica.

A natureza tem suas próprias "receitas secretas" que combinam os nutrientes de uma maneira ideal, e há tanta sabedoria inata sobre essas "fórmulas" que ainda estamos descobrindo. (1)

Quando os constituintes são isolados e usados ​​separadamente, eles apresentam menor benefício terapêutico. Cenouras sozinhas não contam como bolo de cenoura, e nutrientes isolados não são o mesmo que a forma de comida inteira.

Por exemplo, pensava-se que uma erva medicinal tinha um "constituinte ativo" que era a única fonte de seus benefícios terapêuticos. Com o tempo, no entanto, aprendemos que normalmente existem vários constituintes de apoio que amplificam o efeito terapêutico do constituinte primário. Quando isolado, muitas vezes se torna muito menos eficaz.

2. Nossos corpos nem sempre sabem como usá-los

Na natureza, as vitaminas têm uma forma direita (D) ou esquerda (L), chamada rotação óptica. Em Inglês claro, isso significa que eles são quimicamente idênticos, mas em vez de serem estruturalmente idênticos, eles são imagens espelhadas um do outro. (Pense direito e canhoto luvas.)

Alguns nutrientes são “destros”, enquanto outros são “canhotos”. Por exemplo, a vitamina C ocorre na natureza como ácido l-ascórbico, mas não ácido d-ascórbico.

Alguns nutrientes ocorrem naturalmente em ambas as formas, mas nossos corpos só podem usar uma forma. O aminoácido arginina é um exemplo: tanto a l-arginina como a d-arginina existem na natureza, mas apenas a forma-l é considerada biologicamente ativa. (2)

Para entender por que uma imagem espelhada funciona, mas não a outra, imagine que você está tentando montar um quebra-cabeça e encontrar duas peças que se encaixam. Isso é o que acontece quando uma vitamina se liga a um local receptor de células – a célula se fixa nela porque se encaixa perfeitamente.

A mesma peça funcionaria se você virasse e tentasse colocá-la no lugar? Não, porque embora seja exatamente a mesma peça, ela não está orientada corretamente.

Que a questão com alguns nutrientes sintéticos. Mesmo quando eles são quimicamente idênticos aos encontrados na natureza, eles nem sempre são estruturalmente. Quando esse é o caso, nossos corpos não podem usá-los bem.

Tome vitamina E, por exemplo. Neste estudo, os pesquisadores descobriram que a vitamina E natural foi absorvida duas vezes mais eficientemente que a versão sintética.

Em outro estudo, a vitamina K natural foi comparada com a K1 sintética, e os pesquisadores concluíram que apenas 1/4 da dose da forma natural era mais efetiva que a forma sintética.

3. Eles podem entupir os locais receptores de células

A má absorção não é o único problema, no entanto. Quando a forma errada é dada aos nossos corpos, ela pode entupir os locais receptores que poderiam ser usados ​​pelos nutrientes realmente biodisponíveis.

O ácido fólico, por exemplo, é um composto sintético que muitas pessoas (especialmente aquelas com a mutação MTHFR) não podem usar eficientemente. Quando consumido, ele se liga a locais receptores que são então bloqueados para uso por uma forma mais biodisponível, como o metilfolato.

4. Eles vêm em doses não naturais

Os fabricantes costumam usar doses mais altas para tentar superar o problema de baixa absorção, mas há desvantagens nessa abordagem.

A pesquisa sugere que, como nossos corpos não metabolizam bem o ácido fólico (que é sintético), ele pode se acumular no corpo e aumentar o risco de câncer. (3) (4)

Outro estudo descobriu que 1 grama de vitamina C sintética diária prejudicava a função mitocondrial e reduzia o desempenho atlético. (5)

Há também mais uma coisa a considerar: Alguns nutrientes – cálcio e magnésio, por exemplo – competem pela absorção, portanto, tomar quantidades excessivas de um pode prejudicar o outro. Isso pode acontecer mesmo quando o suplemento criado em laboratório usa a forma natural e biodisponível.

Como sei se meu suplemento é natural ou sintético?

Aqui estão algumas coisas para procurar:

Se o rótulo disser que é feito de 100% de origem vegetal ou animal, é natural

Se disser apenas "natural" ou "todo baseado em alimentos", pode ter ingredientes naturais que são enriquecidos com vitaminas sintéticas para parecer mais potente. Lembre-se, as vitaminas naturais são mais bem absorvidas do que as sintéticas, então não precisamos de megadoses. No entanto, altas dosagens parecem ser uma boa ideia para muitos consumidores e profissionais de marketing usam isso para sua vantagem.

Um exemplo de um suplemento à base de plantas 100% seria cúrcuma triturada em uma cápsula de celulose. O óleo de fígado de bacalhau (sem adição de vitamina A ou D sintética) seria um produto animal 100% natural.

Se uma vitamina estiver listada na forma "dl", é sintética

Por exemplo, a vitamina E natural é o d-alfa-tocoferol e a vitamina E sintética é o dl-alfa-tocoferol.

Se o rótulo diz "derivado de", cavar mais fundo

“As etiquetas muitas vezes proclamam vitaminas B naturais, derivadas de levedura. Mas as empresas que fabricam leveduras adicionam vitaminas B sintetizadas em laboratório ao alimento que alimenta a levedura durante o seu crescimento, e depois fortificam a levedura com mais vitaminas B depois de crescer. Isso permite a produção de levedura de qualquer potência de vitamina B desejada, que é então usada para formular pílulas de vitaminas rotuladas como "vitaminas B derivadas de levedura". (Https://www.drrons.com/dietary-supplements-industry-facts -página-2-de-2.aspx)

Isso também pode acontecer com outros nutrientes, mas não acho que todo suplemento que usa palavras-chave “derivadas de” esteja usando esse tipo de abordagem. Para mim, ver essa frase é um sinal de que preciso falar com o fabricante e fazer algumas perguntas.

Se ele listar nutrientes isolados como "vitamina C" ou "ácido ascórbico", é mais provável sintético

Se um produto que alega ter vitamina C relaciona um ingrediente alimentar completo, como roseira brava ou acerola cereja em pó no rótulo, é natural.

No entanto, como mencionei acima, alguns suplementos são refinados em nutrientes isolados de fontes naturais de uma maneira que eu me sinto confortável. Mais sobre quando eu optar por nutrientes nesta categoria abaixo.

Todos os suplementos minerais são naturais

Mesmo quando sintetizado, todos os suplementos minerais são vendidos em formas que são encontradas na natureza. No entanto, alguns são melhor absorvidos do que outros – óxidos e cloretos tendem a ter baixas taxas de absorção. Além disso, como acontece com outros suplementos, eles são frequentemente revestidos em gorduras hidrogenadas, como estearato de magnésio e ácido esteárico, que inibem a absorção.

Os nutrientes sintetizados ou isolados são sempre uma boa ideia?

Acho que sim. Se um dos meus filhos desenvolver uma infecção do trato urinário, você pode apostar que estou quebrando a d-manose. Sim, é um nutriente isolado e, em geral, opto por nutrientes que possuem todos os seus co-fatores naturais, mas a d-manose é uma exceção. Para obter o suficiente da comida, meus filhos teriam que comer uma tonelada de frutas, o que aumentaria sua ingestão de açúcar e, potencialmente, pioraria a UTI.

Em casos como o que acabei de mencionar, usar a forma “natural” ou biodisponível de um nutriente – independentemente de como ele foi fabricado – pode ser incrivelmente útil. É claro que, sempre que uso um suplemento como este como uma intervenção, também procuro maneiras de abordar a causa raiz do problema daqui para frente.

Embora sejam nutrientes isolados, os suplementos criados em laboratório que estão em sua forma “natural” ou biodisponível podem ser úteis para a suplementação direcionada. Com isso, quero dizer que a suplementação direcionada pode ajudar a corrigir uma deficiência, enquanto o indivíduo trabalha com fatores de estilo de vida para abordar a causa raiz dessa deficiência.

Nomes comuns de vitaminas naturais e biodisponíveis

Na maioria das vezes, se uma determinada vitamina é listada em um rótulo, é um nutriente isolado que foi adicionado à fórmula. No entanto, existem exceções. O óleo de peixe que eu compro não tem vitamina A e D sintéticas adicionadas, mas como os consumidores querem saber exatamente quanto dessas vitaminas contém, elas especificam isso no rótulo nutricional.

Esta lista não é exaustiva, mas esperamos que seja útil para identificar se os nutrientes dos seus suplementos estão biodisponíveis.

  • Vitamina A (Retinol) – Como mencionei neste artigo sobre alimentação saudável durante a gravidez, os rótulos nutricionais costumam dizer que um alimento tem quantidade “X” de vitamina A, mas o que eles realmente querem dizer é que contém carotenóides, como o beta-caroteno. Infelizmente, o beta-caroteno não é biologicamente ativo e, portanto, não é o mesmo que a forma biodisponível da vitamina A (retinol) encontrada em produtos animais. A maioria de nós não possui o suficiente da enzima necessária para converter eficientemente beta-caroteno em vitamina A biodisponível – de fato, este estudo descobriu que apenas cerca de 3% são convertidos, e cerca de 45% dos adultos não conseguem fazer a conversão. . (fonte 1, fonte 2)
  • Vitamina B1 (Tiamina) – pirofosfato de tiamina; Trifosfato de tiamina
  • Vitamina B2 (Riboflavina) – Riboflavina-5-fosfato; Mononucleótido de flavina
  • Vitamina B3 (Niacina) – Nicotinamida (adenina dinucleotídeo)
  • Vitamina B5 (Ácido pantotênico) – piridoxina pantetina
  • Vitamina B6 Piridoxina – piridoxal-5-fosfato
  • Vitamina B9 (Folato) – ido folico; 5-metil tetra-hidrofolato
  • Vitamina b12 (Cobalamina) – Metilcobalamina; Adenosilcobalamina
  • Colina – Fosfatidolina
  • Vitamina C – O ácido l-ascórbico encontrado em uma laranja é quimicamente e molecularmente idêntico à versão sintética. No entanto, eu pessoalmente acredito que os benefícios da vitamina C estão fortemente ligados aos co-fatores encontrados em formas de alimentos integrais, então eu opto por alimentos e suplementos alimentares como a acerola cereja seca.
  • Vitamina D – D3 (No entanto, a suplementação com vitamina D pode não ter os mesmos benefícios que a luz solar)
  • Vitamina K2 – menaquinona-7 (MK-7)

Quer saber quais suplementos naturais eu uso?

Este artigo foi inspirado por uma pergunta de Kirsten, que perguntou quais suplementos eu dou aos meus filhos. Essa é uma ótima pergunta, e estou trabalhando em um post sobre o que uso e por que publicarei em breve. Fique ligado!

Tem uma pergunta sobre suplementos naturais? Por favor poste nos comentários abaixo!

Fontes do artigo:

1. Liu, RH (2003) Benefícios para a saúde de frutas e vegetais são de combinações aditivas e sinérgicas de fitoquímicos. Obtido de https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12936943

2. Drugbank, apoiado pelos Institutos Canadenses de Pesquisa em Saúde. D-arginina. Obtido em https://www.drugbank.ca/drugs/DB04027

3. Sweeney, MR et. al. (2007) Fortificação de ácido fólico e saúde pública: relatório sobre doses limiares acima das quais o ácido fólico não metabolizado aparece no soro. Obtido de https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17378936

4. Ebbin, M et. al. (2009) Incidência e mortalidade por câncer após tratamento com ácido fólico e vitamina B12. Obtido de https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19920236

5. Gomez-Cabrera, Mari-Carmen et. al. (2008) A administração oral de vitamina C diminui a biogênese mitocondrial muscular e dificulta as adaptações induzidas pelo treinamento no desempenho de endurance. Obtido em https://academic.oup.com/ajcn/article/87/1/142/4633311