Remédios naturais para dores de crescimento

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Menina jovem, dormir cama

As pernas doloridas estão acordando seu filho à noite? Se o problema desaparecer como um sonho ruim de manhã, pode ser um problema crescer. Cerca de 25-40% das crianças sofrem de dores de crescimento em um ponto ou outro, geralmente entre as idades de três e doze anos. (1) E obviamente os pais também sofrem, porque, hum, privação de sono!

Nesta postagem, vamos nos aprofundar:

  • Principais teorias sobre as causas das dores de crescimento
  • Como aliviar rapidamente as dores do crescimento e ajudar as crianças a voltar a dormir
  • Alimentos e abordagens terapêuticas que podem ajudar a longo prazo
  • Quando ver um médico

Então, quais são exatamente as dores do crescimento?

Se você já teve dores de crescimento quando criança, você provavelmente se lembra de acordar no meio da noite com cãibras nas pernas intensas ou uma dor latejante nas pernas. Eles acontecem com mais frequência no final da tarde ou à noite, muitas vezes acordando as crianças de um sono profundo. (2)

Ao contrário de outros problemas nas pernas, eles não estão ligados a qualquer inchaço, vermelhidão, sensibilidade, febre, claudicação, erupção cutânea, perda de apetite, fraqueza ou fadiga ”e, ironicamente, eles não são tipicamente associados a períodos de rápido crescimento ósseo . (2)

Apesar de vários estudos que se propuseram a descobrir o "porquê" por trás das dores do crescimento, não há uma causa única com a qual os pesquisadores concordem. Isso pode ser porque, como uma dor de garganta – que pode ser causada por muita torcida em um jogo de futebol, uma infecção viral / bacteriana ou membranas mucosas irritadas devido ao ar seco – pode haver mais de uma causa de dores no crescimento.

Aqui estão as principais teorias:

  • Deficiências nutricionais – Alguns estudos mostram que certas deficiências, particularmente em vitamina D e magnésio, podem contribuir.
  • Músculos doloridos de atividade física intensa – Como as dores do crescimento ocorrem após intensas atividades diurnas, saltos, etc, de acordo com alguns estudos, os pesquisadores sugeriram que a dor muscular é a causa.
  • Desalinhamento da coluna vertebral – Em um pequeno estudo, ajustes quiropráticos para melhorar o alinhamento da coluna resolveram queixas de dores de crescimento

5 remédios naturais para dores de crescimento (que começam a funcionar imediatamente)

É claro que, quando seu filho acorda no meio da noite com as pernas doloridas, você não precisa de teorias, precisa de algo para agir. Vamos mergulhar em alguns remédios caseiros que funcionam imediatamente, e então podemos voltar às coisas que podem ajudar a longo prazo.

1. Massagem

A massagem é uma medida maravilhosa de conforto para cãibras nas pernas e dores. Eu achei útil para a minha síndrome das pernas inquietas, que é um pouco semelhante, depois que eu desisti de tranquilizantes e comecei a procurar uma solução natural.

Segundo Lawrence Rosen, MD, pediatra e autor de Alternativas de Tratamento para Crianças:

“Massagear suavemente os bezerros ou outras áreas da dor nas pernas pode aliviar o desconforto das dores do crescimento. Você pode usar algumas gotas de óleo essencial de lavanda misturado com uma colher de sopa de óleo de massagem para ajudar a relaxar o seu filho. ”(3)

Óleo de Arnica ou creme também pode ser usado para massagem com algumas orientações. Era tradicionalmente usado por montanhistas suíços para lidar com a dor muscular e, de acordo com o The New York Times, “os cientistas descobriram boas evidências de que funciona”.

Embora a arnica seja considerada segura o suficiente para uso em produtos tópicos de algumas crianças como esta (que infelizmente tem alguns outros ingredientes que eu não amo), ela não deve ser usada:

  • Externamente em feridas abertas
  • Longo prazo (mais de seis semanas por dia)
  • Antes da cirurgia
  • Com anticoagulantes

Veja como fazer o óleo de arnica e aqui é onde comprá-lo.

Duas garrafas de água quente na cama, prontas para ajudar com dores de crescimento

2. Garrafa de Água Quente ou Almofada de Aquecimento

Dr. Rosen, o pediatra que eu mencionei acima, também escreve que "Calor, seja de uma almofada de aquecimento ou de uma garrafa de água quente, pode ajudar a aliviar as dores nas pernas". (3)

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A maioria das almofadas de aquecimento é de alta EMF (embora este wrap / cinta inferior traseira diz que não é), então eu mantenho uma garrafa de água quente na mão para dores musculares.

3. banho quente

Em vez de simplesmente aplicar calor localmente, os banhos quentes são uma abordagem de corpo inteiro que pode aliviar as dores enquanto equilibra o sistema nervoso simpático / parassimpático. (4) Em outras palavras, a água morna suporta relaxamento e pode facilitar a transição para o sono.

Dica: De vez em quando eu acabo tomando banho no meio da noite para um dos meus filhos. . . geralmente porque eles jogaram seus biscoitos proverbiais devido a um problema no estômago. Quando isso acontece, eu sempre mantenho as luzes baixas no banheiro, de modo que a luz brilhante não atrapalhe o ritmo circadiano e dificulte a hora de voltar a dormir.

4. Magnésio

Como alguns estudos mostram que as dores do crescimento ocorrem após intensa atividade física, os pesquisadores sugeriram que a dor muscular é a causa. Parece um pouco estranho para mim que a dor muscular resolvesse espontaneamente a manhã seguinte, como é sugerido, mas como muitas vezes parece haver um componente relacionado à atividade física, acho que relaxar os músculos é uma ótima idéia. (5)

O magnésio é incrível em relaxar os músculos, e também é um nutriente essencial para a construção de ossos que muitos de nós não obtemos o suficiente. (6) (7) Falaremos mais sobre isso na próxima seção sobre abordagens nutricionais que podem ajudar a longo prazo.

Por enquanto, aqui estão algumas das maneiras mais fáceis de aumentar nossos níveis (os pais também adoram porque isso ajuda com o estresse!)

5. Óleos Essenciais

Embora eu não tenha encontrado nenhum estudo diretamente relacionado a óleos essenciais e dores de crescimento, há alguns que mostram um benefício para as dores musculares, diminuindo o desconforto e o sono.

Por exemplo, esta mistura Grow Ease contém quatro óleos essenciais que possuem propriedades que podem ser úteis:

  • Camomila romana – Mostrado para aliviar o desconforto e apoiar uma resposta inflamatória saudável. (8)
  • Lavanda – Também é útil para aliviar o desconforto e promover um sono reparador (8)
  • Mandarim – Útil para dormir e aliviar sentimentos de angústia (9)
  • tangerina – Tradicionalmente usado para acalmar espasmos leves

Você pode adicionar algumas gotas da garrafa ligadas acima para um óleo transportador (veja como) e massageá-lo, ou pode comprá-lo em um roll-on pré-diluído aqui.

Mais remédios para dores de crescimento

Além das medidas de conforto acima, aqui estão alguns ajustes nutricionais / estilo de vida que podem ser úteis.

Remédios naturais para dores de crescimento - vitamina D

Vitamina D

Em um estudo recente, os pesquisadores descobriram que apenas 6% das crianças que sofreram dores de crescimento tinham níveis adequados de vitamina D. (10) Um estudo de acompanhamento examinou essa relação suplementando trinta e três crianças afetadas por dores de crescimento com vitamina D para três meses. Em oito crianças, a dor desapareceu completamente, enquanto outras sofreram uma redução significativa dos sintomas. (11)

Uma teoria por trás da razão pela qual a vitamina D pode ajudar é que a deficiência de vitamina D leva à baixa densidade óssea, o que pode colocar “pressão anormal nos nervos sensoriais do osso”. (12)

Embora não seja exatamente o mesmo, eu costumava experimentar a síndrome grave das pernas inquietas devido a deficiências nutricionais. A noite geralmente é quando o corpo escolhe “construir”, então faz sentido vasculhar materiais de construção à noite – se não encontrar o que precisa facilmente, alguns especialistas acreditam que ele “roubará” de outras áreas. (Isso se aplica aos hormônios. Em momentos de estresse, o corpo "rouba" um hormônio chamado pregnenolona para produzir cortisol extra que teria sido usado para produzir estrogênio, progesterona, testosterona e DHEA.)

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Para mim, a suplementação com magnésio e alguns outros nutrientes facilitou minhas pernas inquietas. Leia mais sobre remédios naturais para a síndrome das pernas inquietas aqui.

Como os suplementos de vitamina D – especialmente os isolados – podem não ter o mesmo efeito que a luz do sol, eu prefiro obter vitamina D através de exposição solar sábia (quando possível) e fontes de alimento como óleo de fígado de bacalhau e banha de porco em vez de suplementos isolados.

equilibrar hormônios naturalmente caldo de osso

Caldo de osso

O caldo ósseo é rico em colágeno, e algo “muitas pessoas esquecem a estrutura dos ossos é que cerca de 25-30% do peso seco do osso é feito de proteínas de colágeno.” (13) Como mencionado acima, fornecer nossos pequeninos com os blocos de construção essenciais necessários para crescer podem impedir que seus corpos tentem extrair os recursos necessários de outras áreas.

Na mesma nota, em um estudo de 1944 (sim, 1944!), A suplementação de farinha óssea juntamente com as vitaminas A e D foi capaz de produzir uma “remissão completa dos sintomas” em todas as 112 crianças que participaram do estudo. (14) Ambas as vitaminas A e D melhoram a capacidade do corpo de absorver os minerais necessários para construir ossos saudáveis, por isso faz sentido que sejam tomadas junto com alimentos ricos em minerais. Vi um suplemento de farinha de ossos em uma fonte, mas não está disponível no momento.

Felizmente, o caldo de osso pode ajudar com isso também! Embora não seja naturalmente rico em minerais (de acordo com essa fonte), a adição de restos vegetais ao caldo aumenta significativamente seu conteúdo mineral.

Se meu filho estivesse passando por dores de crescimento, eu faria um monte de caldo de osso e serviria em uma caneca fumegante todas as manhãs para o café da manhã, além de garantir que ele come gorduras de alta qualidade, incluindo óleo de fígado de bacalhau (que contém vitaminas A e D). ) para maximizar a absorção. Se você é novato no caldo de osso, aqui está um rápido tutorial para fazer isso facilmente em um pote de barro ou no Instant Pot.

Receita da manteiga do corpo do magnésio para o abrandamento e o sono

Magnésio

Como mencionei acima, a deficiência de magnésio é comum. Como é essencial para a energia, o sono, a saúde dos ossos, o relaxamento muscular, a saúde digestiva, a saúde cardiovascular, a desintoxicação e muito mais, eu faço a otimização dos níveis da minha família uma prioridade o tempo todo. . . não apenas quando estamos com uma preocupação que pode ajudar.

Aqui estão duas maneiras de ajudar as crianças a obter mais deste "milagre mineral".

  • Manteiga Do Corpo De Magnésio (foto acima) – O magnésio é bem absorvido através da pele, e é por isso que muitas vezes é incorporado em banhos ou esfregado na pele sob a forma de óleo de magnésio. Infelizmente, para algumas pessoas, o óleo de magnésio pode causar uma sensação de coceira ou desconforto quando aplicado de forma não diluída. Na minha receita de manteiga de magnésio, misturei com óleo de coco e cera de abelha para garantir que não irrita a pele sensível.
  • Loção De Magnésio – Se preferir não fazer manteiga de magnésio, esta é uma loção de magnésio formulada especialmente para crianças.

Remédios naturais para dores de crescimento - Quiropraxia

Cuidados Quiropráticos

Apertem os cintos de segurança, porque vamos virar à esquerda agora e discutir uma causa potencial totalmente diferente das dores do crescimento: subluxações vertebrais. (No non-geek speak, a necessidade de um ajuste quiroprático.)

Em um estudo de 2010, “duas crianças (uma menina de 2 anos e um menino de 3 anos e meio) foram levadas ao quiroprático com dores de crescimento de vários meses de duração. Os cuidados médicos recomendaram até agora a oferta de Tylenol. No exame de quiropraxia, disfunção espinhal (ou subluxações vertebrais) foram detectados na coluna lombossacra de ambas as crianças e ajustes quiropráticos foram feitos para ajudar a melhorar a função do nervo e movimento da coluna vertebral. Após o primeiro ajuste quiroprático, ambas as mães afirmaram que seu filho não acordou durante a noite com dores de crescimento, e depois de concluir uma tentativa de tratamento, ambas as queixas iniciais das crianças foram totalmente resolvidas.

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É importante lembrar a relação existente entre a coluna, a pelve e as pernas. Essas áreas do corpo são como uma corrente; Disfunção articular, nervosa ou muscular em qualquer parte dessa cadeia pode afetar as outras partes, e os nervos que se estendem a partir da região lombossacral da coluna transmitem sinais entre as pernas e o cérebro. Qualquer interrupção desses sinais pode prejudicar o funcionamento adequado do corpo. Ambas as crianças no estudo acima foram encontrados para ter disfunção nesta região lombossacra. ”(15)

Mais pesquisas fora deste estudo de caso limitado são necessárias para ver se isso tem implicações mais amplas para mais crianças. Eu recomendo fortemente que você encontre um quiroprático treinado em pediatria qualificado se você procurar por esse tipo de atendimento.

Outras mudanças na dieta

Algumas mães relataram que as dores de crescimento de seus filhos foram resolvidas quando os ingredientes problemáticos removidos de sua dieta. Para uma criança foi o aspartame, para outro foi o glúten. Embora eu não saiba de nenhum estudo que esteja diretamente relacionado a qualquer uma dessas substâncias, faz sentido para mim que as sensibilidades alimentares possam ter um papel se causarem inflamação significativa.

Quando ver um médico

De acordo com a Clínica Mayo, você deve consultar o médico do seu filho se estiver preocupado com a dor na perna do seu filho ou se a dor for:

  • Persistente
  • Ainda presente de manhã
  • Suficiente o suficiente para interferir nas atividades normais do seu filho
  • Localizado nas articulações
  • Associado a uma lesão
  • Acompanhados por outros sinais ou sintomas, como inchaço, vermelhidão, sensibilidade, febre, claudicação, erupção cutânea, perda de apetite, fraqueza ou fadiga ”(fonte)

Que remédios naturais para dores de crescimento você já tentou?

Por favor, compartilhe o que funcionou para você nos comentários!

Este artigo foi revisado medicamente pelo Dr. Sheila Kilbane, MD, um pediatra certificado, treinado em medicina integrativa. Como sempre, isto não é um conselho médico pessoal e recomendamos que fale com o seu médico.

Fontes

1. Associados de Cirurgia Ortopédica e Escoliose Infantil. Dores Crescentes. Obtido em https://www.chortho.com/common-conditions/growing-pains

2. Clínica Mayo. Dores Crescentes. Obtido em https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/growing-pains/symptoms-causes/syc-20354349

3. Rosen, Lawrence e Cohen, Jeff (2012) Alternativas de tratamento para crianças.

4. Becker, Bruce et. al. (2009) Efeitos Biofisiológicos da Imersão em Água Quente. Obtido em https://www.researchgate.net/publication/321640882_Biophysiologic_Effects_of_Warm_Water_Immersion

5. WebMD. Dores Crescentes. Retirado de https://www.webmd.com/children/guide/growing-pains

6. King, DE et. al. (2005) Níveis dietéticos de magnésio e proteína C-reativa. Obtido de https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15930481

7. DiNicolantonio, James et. al. (2018) Deficiência subclínica de magnésio: um dos principais responsáveis ​​pelas doenças cardiovasculares e por uma crise de saúde pública. Obtido de https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5786912/

8. Lakhan, Shaheen (2016) A Eficácia da Aromaterapia na Redução da Dor: Uma Revisão Sistemática e Metanálise. Obtido de https://www.hindawi.com/journals/prt/2016/8158693/

9. Babar, Ali et. al. (2015) Óleos essenciais utilizados na aromaterapia: uma revisão sistêmica. Obtido em https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2221169115001033

10. Qamar, S. et. al. (2011) Níveis de vitamina D em crianças com dores de crescimento. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21575536

11. Morandi, G. et. al. (2015) Associação significativa entre dores de crescimento, suplementação de vitamina D e estado mineral ósseo: resultados de um estudo de coorte piloto. Obtido de https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24633492

12. Vitamin D Council (2014) Um novo estudo descobriu que a suplementação de vitamina D pode ajudar a reduzir as dores do crescimento. Obtido de https://www.vitamindcouncil.org/new-study-finds-vitamin-d-supplementation-may-help-reduce-growing-pains/#.XUIh0JNKjys

13. Kresser, Chris (2019) Como manter seus ossos saudáveis ​​em uma dieta Paleo. Obtido de https://chriskresser.com/how-to-keep-your-bones-healthy-on-a-paleo-diet/

14. Martin, Elizabeth (1944) Relatório sobre o uso clínico da refeição óssea Obtido em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1581604/

15. Barham-Floreani, Jennifer. Dores Crescentes / Cãibras nas Pernas Remédio. Obtido de https://welladjusted.co/parenting/leg-cramps-remedy/#ixzz3FZsv3fOV

Crescer não deve ser uma dor, mas às vezes é! Aqui estão alguns remédios naturais que os estudos sugerem que podem ser úteis. . .